Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Desmatamento no Cerrado volta a crescer

No ano passado, o desmatamento no Cerrado cresceu 9% em relação ao ano anterior, atingindo 7.408 quilômetros quadrados, de acordo com dados do sistema Prodes, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), divulgados em junho.

Por meio do Sistema Deter B, o Inpe também está conseguindo monitorar o Cerrado diariamente e com maior precisão do que obtinha no sistema anterior – Deter A. A devastação no Cerrado em 2017 reúne um ponto positivo e um negativo: é menor do que em 2015, quando foram destruídos 11.881 quilômetros quadrados; mas ocorre com mais rapidez do que a devastação da Amazônia. Nessa equação do combate ao desmatamento, além monitoramento, a fiscalização ocupa um papel importante.

Pela Política Nacional de Mudanças Climáticas, firmada na Conferência do Clima de Copenhague, o Brasil se comprometeu a reduzir em 40% o desmatamento do Cerrado até 2020, tomando como base a média do período de 1999 a 2008. A meta foi superada por inércia, uma vez que a falta de monitoramento do Cerrado levou a estabelecer uma linha base superestimada.

Link Curto: http://bit.ly/2L5Cpxp

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*