Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Máquina vai limpar plástico do mar

Para vencer o impacto dos plásticos nos oceanos é necessário limpar a água. Nesse sentido, está para entrar em ação um sistema que pretende coletar o lixo plástico da mancha do Pacífico (entre a Califórnia e o Havaí), com cerca de 80 mil toneladas, cobrindo uma área de 1,6 milhão de km2. Essa mancha não constitui uma massa única, mas uma vasta área com detritos.

Essa nova tecnologia inovadora pretende limpar os oceanos e começará pelo Pacífico ainda este ano. Originalmente, o sistema foi idealizado pelo engenheiro e fundador da fundação holandesa The Ocean Cleanup, Boyan Slat.

O sistema é formado por tubos gigantes, espécie de barreiras flutuantes. O primeiro tubo de plástico maleável e resistente de 600 metros, em forma de “u”, fará o teste piloto. Se tudo der certo, outros 60 tubos ajudarão a coletar o lixo plástico, com a ajuda de telas de nylon, presas às barreiras, que vão recolher o lixo com ajuda de navios e barcos.

A previsão é recolher 40 mil toneladas de plásticos nos próximos cinco anos, sendo que o lixo retirado do mar será reciclado. O sistema flutua na superfície do oceano para não interferir com a vida marinha.

Conheça mais sobre o sistema, clique aqui

Link Curto: http://bit.ly/2J31ybd

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*