Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Lançado o Atlas dos Manguezais

Em iniciativa pioneira, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o “Atlas dos Manguezais Brasileiros”, em formato digital. O Brasil é o segundo país em extensão de mangues, com quase 14 mil km2. Fica atrás apenas da Indonésia com 42 mil km2, distribuídos pelos seus arquipélagos.

Segundo o Instituto Chico Mendes, 120 Unidades de Conservação possuem manguezais em seu interior, representando 87% do ecossistema brasileiro. Essas unidades são divididas em 55 federais, 46 estaduais e 19 municipais.

A publicação é inédita e ressalta que 80% dos manguezais (comunidades florestais nas quais interagem plantas, animais e micro-organismos) se concentram nos estados amazônicos: Maranhão (36%), Pará (28%) e Amapá (16%). As informações foram reunidas pelo Projeto Manguezais do Brasil, implantado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e coordenado pelo ICMBio.

Os ecossistemas dos mangues são fundamentais para a segurança alimentar, prevenção contra a erosão da costa, mitigação das mudanças climáticas ao sequestrar carbono, regulação da qualidade da água costeira e proteção contra o aumento do nível do mar.

Segundo o Atlas, o Brasil já perdeu 25% de sua área de manguezais, especialmente no Nordeste e Sudeste. As principais causas são a expansão urbana e o despejo inadequado de esgotos urbanos.

Acesse o Atlas, clique aqui

Link Curto: http://bit.ly/2J5uHma

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*