Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Estudo aponta vulnerabilidade das florestas

Um estudo publicado pelo biólogo Luciano dos Anjos, da Universidade Federal Rural da Amazônia, na revista “PLOS One”, afirma que as mudanças climáticas, que passam pelo aumento das temperatura e redução da umidade, irão impactar mais os ecossistemas florestais do que outros biomas, como o Cerrado.

No estudo, o biólogo se concentrou em mensurar a resiliência dos ecossistemas terrestres frente a variações do clima. Para realizar esse levantamento, utilizou imagens de satélite registradas pelo sensor Modis em 2011, para mostrar a situação das florestas naquele ano e dados climáticos atuais, no sentido de criar um modelo computacional comparativo.

O levantamento incluiu 38 mil pontos em toda a América do Sul, caracterizados por ter ou não cobertura vegetal e as condições de precipitação, temperatura e sazonalidade. O estudo apontou que os campos são mais resilientes, com boa capacidade de recuperação, em altitude e ambientes considerados áridos, como o Cerrado brasileiro.

Porém, as florestas da Mata Atlântica e florestas de araucárias, na região sul, são mais frágeis ao estresse climático. O biólogo ressalta que as mudanças climáticas ocorridas no último século poderiam ser mitigadas com reflorestamento e manutenção das florestas para evitar ameaças à sua integridade.

Leia a íntegra do artigo, clique aqui

Link Curto: http://bit.ly/2J79RTm

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*