Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Sylvia Earle lança livro no Brasil e faz alerta

A oceanógrafa e pesquisadora norte-americana Sylvia Earle, 82 anos, considerada uma referência no estudo e defesa dos oceanos e do meio ambiente, visitou o Brasil e lançou seu livro “A Terra É Azul – Por que o destino dos oceanos e o nosso é um só?”.

Na obra, Earle comenta a cultura que vigorou até o século XIX, que via no oceano uma fonte inesgotável de recursos. Resultado: um século depois, 3 milhões de baleias haviam sido mortas por 46 países e muitas espécies estiveram próximas do aniquilamento. Este é só um dos dados do livro que trata de toda biodiversidade marinha.

Foi graças ao trabalho desenvolvido por Earle nos últimos 50 anos, que passamos a compreender melhor os oceanos e a importância de vivermos em um “mundo azul”. Segundo Sylvia Earle, “o mar controla a química do planeta, lançando na atmosfera a mesma água que voltará para a terra e para o mar através da chuva, da neve e do granito, restabelecendo continuamente rios, lagos e aquíferos subterrâneos.”

No Brasil, Earle defendeu que é preciso conhecer o mar profundo e suas espécies, antes de darmos permissões para atividades de exploração comercial. No livro, ela lembra que já houve a perda de 90% da população de peixes comerciais e que há 15 anos, a acidificação dos oceanos ainda não havia sido prevista.

Earle foi primeira mulher nomeada chefe da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), exploradora-residente da National Geographic Society e membro do Conselho Oceano do Google Earth. Além de pesquisadora, Sylvia é inventora, tendo desenvolvido mini submarinos e trajes de mergulho para grandes profundidades. Ela foi o primeiro ser humano a mergulhar a 380 metros de profundidade. Por ter passado mais tempo embaixo da água do que em terra firme, ganhou o título de “Her Deepness“(Sua Profundidade).

Link Curto: http://bit.ly/2wKxwUw

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*