Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

O maior recife do Brasil está em perigo?

Localizado na foz do rio Amazonas, o maior recife brasileiro era até pouco tempo desconhecido. Na verdade, o bioma pode ser considerado um ponto fora da curva da ciência, pelo simples fato de que não havia ocorrência de corais perto de estuários de rios, em decorrência dos sedimentos que impedem a entrada da luz do sol.

A existência dos corais da Amazônia só foi atestada definitivamente em 2016, a partir de uma expedição de cientistas brasileiros, que resultou em um artigo publicado na “Science Advances”, assinado por 39 pesquisadores, como o biólogo marinho Rodrigo Moura, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro que, em 2012, tinha participado de outra expedição marinha, da Universidade da Geórgia (EUA), quando começou a levantar o véu dessa importante descoberta.

Os corais da Amazônia, na costa norte do Brasil, integram um recife de cerca de 56 mil quilômetros quadrados, considerado o maior do país e da América do Sul. O recife tem 40 espécies de corais, 60 tipos de esponjas e dezenas de espécies de peixes.

Em contraponto, a bacia do rio Amazonas é atualmente uma nova fronteira petrolífera do país, em processo final de licenciamento para exploração de petróleo, principalmente depois que foram encontrados reservatórios de óleo e gás na Guiana Francesa. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) licitou blocos de petróleo para empresas privadas em 2013.

Um passo pela conservação foi dado por parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( Ibama), rejeitando o estudo de impacto ambiental apresentado por uma das petroleiras. De acordo com o documento do Instituto: “A modelagem de dispersão de óleo, por exemplo, não pode deixar qualquer dúvida sobre os possíveis impactos no banco de corais e na biodiversidade marinha de forma mais ampla”. No caso de vazamento de petróleo, o impacto ambiental na região seria devastador para a biodiversidade. Com essa preocupação, o Greenpeace vem promovendo campanha internacional pela preservação dos corais da Amazônia.

Leia o artigo, clique aqui

Link Curto: http://bit.ly/2wEs9pQ

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*