Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Criadas quatro novas reservas particulares

O Brasil ganhou quatro novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs): Cachoeiras do Andorinhão, Contendas II, Sitio Lagoa e Volta Velha – Padre Piet Van Der – que são um tipo de Unidade de Conservação, criada pelo próprio proprietário da área, que assume o compromisso da preservação ambiental dos recursos naturais ali existentes. Em sua totalidade, essas reservas pertencem a pessoa físicas (76%), empresas (19%) e ONGs (5%).

Ao todo, o Brasil possui 673 RPPNs federais, totalizando 500 mil hectares de áreas protegidas, sendo que o bioma do Pantanal é o que reúne maior número de RPPNs. Somando com as reservas particulares dos Estados e municípios, as áreas sob proteção particular totalizam 750 mil hectares, em diferentes biomas.

A RPPN Cachoeira do Andorinhão fica no município de Cambuí, no Sul de Minais, e tem 2,2 hectares. Abriga mata nativa, espécies de fauna e flora e é cortada pelo rio Peixe, onde fica a Cachoeira do Andorinhão. A RPPN Contendas II fica no município de Itaberá (BA), no Sul da Bahia, tem 173 hectares e sua importância está na proteção de remanescentes da Mata Atlântica em uma região com impacto de desmatamento.

Já a RPPN Sítio Lagoa fica nos municípios de Guaramiranga e Caridade, no Ceará, e tem área de 70 hectares de florestas úmidas, importantes para a estabilidade climática e preservação de espécies, em região de transição de Mata Atlântica e Caatinga, nas serras úmidas do semiárido nordestino.

A RPPN Volta Velha – Padre Piet Van Der Art está localizada no município de Iapoá, em Santa Catarina, e tem 285 hectares. Segundo o ICMbio, “desde 1992, a propriedade mantém no local outra RPPN, a Fazenda Palmital, com 586 hectares. As duas protegem o rio Saí Mirim, riachos com águas escuras da planície e uma floresta com árvores de cerca de 20 metros de altura”.

Link Curto: http://bit.ly/2FFXt7G

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*