Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Como viver com desperdício zero?

É possível para uma família produzir durante um ano apenas um pote de lixo? Bea Johnson, de 43 anos, uma precursora do movimento “Lixo Zero” demonstra que sim. Ela é autora do livro “Zero Waste Home”(Desperdício Zero), que trata da redução do lixo doméstico e dá muitas dicas úteis sobre como implantar essas mudanças no nosso dia a dia.

Johnson implantou seu estilo de vida mais sustentável inicialmente dentro própria família (marido e dois filhos). Segundo ensina, para promovermos o desperdício zero, devemos recusar tudo aquilo que não precisamos; reduzir tudo o que não podemos recusar; reutilizar tudo o que consumimos, reciclar o que não podemos reutilizar, reduzir ou recusar e compostar todo o resto.

A experiência dentro da própria família foi determinante. Quando Johnson e a família se mudaram da Europa para os EUA, antes irem para uma casa, ficaram em um apartamento pequeno, para o qual foram apenas com o que consideraram necessário. Descobriram que 80% de todos os bens que ficaram guardados num depósito não faziam falta. Conclusão: se desfizeram deles.

Bea Johnson consome alimentos a granel e descobriu que 15% do valor dos produtos corresponde ao custo da embalagem, que tem impacto ambiental. A mudança tem ajudado a família a economizar, sendo que os gastos foram reduzidos em 40%. A casa onde moram tem painel solar e sistema de coleta de água para limpeza e irrigação. A lição de Bea Johnson é um contraste com a nossa realidade no Brasil, onde mantemos a média de descarte de lixo de 1kg/habitante, por dia.

Conheça mais sobre esse estilo de vida sustentável, clique aqui

Link Curto: http://bit.ly/2p7RvGn

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*