Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Brasil amplia conhecimento sobre aves migratórias

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do ICMBio (Cemave) realiza censos de aves migratórias, que incluem muitas espécies ameaçadas, como Calidris canutus, Calidris subruficollis, Calidris pusilla, Charadrius wilsonia e Limnodromus griseus.

A despeito dos muitos estudos sobre o tema, ainda há inúmeras lacunas sobre as rotas migratórias das aves. Em novo levantamento do Cemave com outros centros de pesquisa, calcula-se que 10,3% das 1.919 espécies de aves brasileiras são migratórias.

Uma ave é considerada migratória quando parte de sua população se desloca regulamente entre habitats, de forma cíclica e sazonal. Há também aquelas que são parcialmente migratórias, que abrangem um terço dessa população.

A espécie Avoante, por exemplo, uma pomba silvestre, que tem um tamanho menor do que as pombas que vemos nas grandes cidades, era considerada migratória; mas agora os novos estudos devem rever essa classificação, porque vem sendo registrada no país ao longo de todo o ano.

Para agregar contribuições, o Cemave deve disponibilizar um espaço no Atlas de Registros de Aves, onde os interessados poderão acrescentar comentários relativos a cada espécie, podendo confirmar ou refutar dados sobre a ocorrência dessas aves.

Conheça rotas e área das aves migratórias, clique aqui

Link Curto: http://bit.ly/2FBYc9Z

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*