
Pesquisa Environment Research, realizada da Tetra Pak em 13 países, apontou que os consumidores brasileiros estão valorizando mais produtos recicláveis, dotados de selos ambientais, sendo que o preço e falta de informação ainda são barreiras à aquisição dos produtos verdes.
Para 95% dos entrevistados brasileiros, as questões ligadas ao meio ambiente devem ganhar projeção nos próximos anos: 47% dos consumidores já procuram selos ambientais e 81% consideram relevante a presença do selo FSC (Forest Stewardship Council) nas embalagens, a indicar que a matéria prima do produto vem de fonte renovável.
Quanto à falta de informação, os consumidores brasileiros têm dúvidas sobre termos voltados a produtos sustentáveis como “pegada de carbono” (carbon footprint), que é a “marca” que o poluidor deixa por onde passa. Consiste em uma ferramenta, criada em 1990, para medir a quantidade das emissões de GEEs (Gases de Efeito Estufa) e seus impactos ambientais. Cada produto ou serviço, emite gases na atmosfera durante de seu ciclo de vida, sendo que parte dessa emissão não é absorvida pelo planeta, causando desequilíbrio. A produção de um carro, por exemplo, gera 17 toneladas de CO2.
De acordo com a pesquisa, o Brasil se destaca entre os países em desenvolvimento por conta da reciclagem, considerada atividade ambiental mais praticada, sendo que 48% dos ouvidos, afirmam que separam resíduos para a coleta coletiva.
Comentário