
A cidade de Brasilândia (MS), com 11 mil habitantes no Mato Grosso do Sul, aprovou lei que tem o peso de ação permanente de preservação ambiental: será planada uma árvore para cada criança nascida no município.
Na justificativa, o projeto de lei considera que a arborização traz mais qualidade de vida e ajuda a equilibrar o meio ambiente. Os pais ou responsáveis podem optar se querem em ou não participar da iniciativa. Em caso positivo, a família escolhe o local em que a árvore será plantada. Essa participação será feita por requerimento em até 90 dias após o nascimento para aderir, anexando a certidão de nascimento.
Também tramita na Câmara Municipal de São Paulo, projeto de lei 1195/2015 para incentivar o plantio de mudas para cada criança que nascer na rede pública. O PL já passou pela Comissão de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A iniciativa não é pioneira, uma vez que várias cidades do país já aprovaram lei semelhante: Diamantina (MG), Guarapari (ES), Itaperuna (ERJ), Ituverava (SP), Passos (MG), Penápolis (SP), São Caetano do Sul (SP), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), Tramandaí (RS), entre outras.
Comentário