Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Novo recorde de queimadas

O mês de setembro é um novo recordista da série histórica de monitoramento de queimadas realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), iniciada em 1999. Foram detectados quase 100 mil focos de incêndio em todo o país, o maior índice só superado pelo ano de 2010, com 194 mil focos.

O INPE aponta duas causas principais para o crescimento das queimadas este ano: a longa estiagem, sendo que algumas regiões ficaram 4 meses sem chuva, além da ausência de fiscalização. Os Estados com situação mais crítica são Pará, onde houve aumento de 462% das queimadas em relação ao mês anterior, e o Tocantins, onde 70% da área do Parque Nacional do Araguaia foi destruído pelo fogo.

Também causou grande preocupação o fogo que atingiu a mata da Serra da Bocaina por seis dias, antes de ser controlado por ação que envolveu o Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e muitos voluntários, para que o fogo não atingisse a Unidade de Conservação da Estação Ecológica de Bananal, com 884 hectares de floresta. Mesmo assim, o fogo devastou 1,2 mil hectares e muitos animais morreram carbonizados, principais pássaros e lobos. Segundo a Prefeitura de Bananal, o incêndio pode ter sido criminoso.

Conheça a situação atual das queimadas, clique aqui

Link Curto: http://bit.ly/2fETwbV

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*