Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Projeto quer reduzir a APA Escarpa Devoniana

O Projeto de Lei 527/16, em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná, prevê a redução de quase 70% da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, que passa por 12 municípios, ameaçando patrimônios naturais, como o Cânion do Guartelá. O Ministério Público do Paraná adverte que a redução trará muitos impactos ambientais e recomendou ao governo do Paraná avaliação do PL e extinção de um grupo de trabalho criado para avaliar a redução, que já estaria contemplada em um laudo técnico.

A APA da Escarpa Devoniana tem esse nome em decorrência do tipo de rocha que forma essa elevação rochosa, que é do período Devoniano, há 400 milhões de anos. Com 392 mil hectares de área, reúne uma série de belezas naturais, como cânions, cachoeiras, rios e vales, além de ser habitat de espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará.

Na escarpa devoniana também há trechos de florestas de araucárias, consideradas um dos biomas mais ameaçados do país. De acordo com a Fundação de Pesquisa Florestais do Paraná, restam menos de 1% deste tipo de floresta. Havia 200 mil km² de florestas de araucária no Sul do Brasil, antes do desmatamento.

Link Curto: http://bit.ly/2wBvjqN

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*