Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Desmatamento do Cerrado supera a Amazônia

A taxa de desmatamento do Cerrado foi 52% superior à da Amazônia, em 2015, quando perdeu 9.483 km² da supressão da vegetação contra 6.207 km² na Amazônia. Os dados são do Ministério do Meio Ambiente, que fez o primeiro monitoramento desse Bioma, que ocupa 2 milhões de km² e é considerado o berço das nascentes e dos maiores aquíferos nacionais.

Em 2015, o governo fixou a Política Nacional de Mudança do Clima, que estabeleceu até 2020 manter o desmatamento do Cerrado no patamar de 9.421 km². Dessa forma, o MMA considerou que o desmatamento registrado atualmente está próximo da meta.

No entanto, entidades ambientalistas advertem que a perda anual de 1% dos remanescentes do Bioma foi elaborada com base em estimativas, que apontavam perda anual de 15,7 km², no período de 1994 a 2008.

O MMA também não faz relação com a expansão agrícola na região, mas os maiores desmatamentos, no período de 2013 a 2015 são registrados na região de Matopiba, cuja sigla vem das iniciais dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Link Curto: http://bit.ly/2wCbYFY

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*