Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Pegada ecológica do mundo fashion

A Environmental Protection Agency, (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos da América) classifica a indústria têxtil como sendo uma das que mais poluem e mais exploram os recursos naturais do planeta.

Para reverter esse quadro, marcas famosas, produtos e designers de moda vêm buscando materiais sustentáveis, matéria-prima de fonte natural renovável, que sejam biodegradáveis e dotados de processo produtivo com menor impacto ambiental.

Um dos mais importantes estilistas brasileiros, Alexandre Herchcovitch, por exemplo, tem demonstrado preocupação com a moda consciente e qualidade dos materiais. Ele tem trabalhado com o látex responsável, extraído por seringueiros da Amazônia. O material foi desenvolvido numa parceria entre a Universidade de Brasília e o Ibama, e vem sendo comercializado dentro das regras do comércio justo da economia verde. O látex é empregado para palmilhas e solas de calçados.

No plano dos tecidos, a fibra de soja é considerada “eco-têxtil” e é apontada como tendo grande potencial de crescimento na indústria fashion do futuro. Foi desenvolvida na China, na década de 90, por Li Guanqi, da Harvest SPF Textile Co., organização que promove o estudo da fibra da soja.

No processo, os grãos são esmagados, separando o óleo bruto da pasta, da qual se extrai a proteína de soja, que recebe enzimas biológicas e polímeros. Em seguida, são esticadas as fibras contínuas, que são cortadas e processadas como qualquer outra fibra de fiação. Os agentes utilizados não são tóxicos, não poluem o ambiente, daí o nome fibra têxtil verde.

O tecido de soja é muito receptivo a corantes naturais, por isso não há necessidade de corantes sintéticos. A fibra de soja é macia, delicada ao toque e mais resistente do que o algodão, tem ampla absorção de umidade, é de secagem rápida e resistente à luz solar. Para ter uma soja orgânica, não se pode utilizar sementes transgênicas, fazer tratamento com fungicidas ou inseticidas, aplicar fertilizantes, herbicidas ou desfolhamento com produtos químicos.

Link Curto: http://bit.ly/2w2CxUb

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*