Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Impacto das Mudanças climáticas na aviação

Estudo da Universidade de Columbia (EUA) faz uma alerta importante: as mudanças do clima na terra podem ter efeitos sobre o tráfego aéreo, uma vez que o aumento da temperatura pode restringir a decolagem de voos em todo o mundo, pois quanto mais quente o ar, mais fino se torna, dificultando o empuxo dos aviões (elevação).

Há exemplos que vêm sendo constatados na prática. É o caso de uma companhia aérea americana que cancelou mais de 40 voos na capital do Arizona (Phoenix) em decorrência do registro de temperaturas na faixa de 49º C., consideradas altas para a decolagem de jatos menores. No entanto, aeronaves maiores também possuem limites operacionais, que ficam na faixa de 53ºC.

Os aeroportos em localidade com alta atitude, com ar mais fino por sua natureza, ou com pistas mais curtas, podem ter um problema a mais com as altas temperaturas e dificuldades adicionais na decolagem dos aviões.

A pesquisa afirma que nos momentos mais quentes do dia, entre 10% a 30% dos voos que vão decolar devem adotar uma série de medidas, como retirar parte de sua carga, eliminar parte do combustível ou reduzir número de passageiros para poderem voar com segurança. Outros voos sequer poderão decolar e terão de esperar até o esfriamento da temperatura.

O impacto das mudanças climáticas também incluem aumento perigoso de turbulência e de ventos contrários, principalmente em voos internacionais, aumentando custos e a preocupação com segurança.

Link Curto: http://bit.ly/2uSliq2

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*