Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Supermercado sustentável no Acre

O Escambo, forma de troca de mercadorias, é tão antiga quanto o Brasil. Agora, em uma pequena cidade do Acre, Marechal Thaumaturgo – a 559 km de Rio Branco, com 15 mil habitantes – o escambo ganhou uma nova formatação sustentável. A fundação belga House of Indians Foundation em parceria com os índios locais Ashaninka concebeu um supermercado (Troc Troc) que troca materiais recicláveis, como garrafas PET e latas, por comida (arroz, feijão, óleo sal, verdura e frutas, produzidos localmente).

Em um mês de funcionamento, o Troc Troc recebeu para reciclar 5 toneladas de garrafa PET, o que ajudou a limpar a cidade do lixo e a diminuir a degradação ambiental, tornando a região mais vocacionada ao turismo ecológico.

Cada quilo de material reciclável vale R$ 0,50 para compra. Se o resídio estiver limpo, há um acréscimo de 20%, criando uma perspectiva de educação ambiental. Todo material reciclado é comercializado na capital do Estado (Rio Branco) e volta a ser investido na cidade.

Segundo Marcelo Valadão, presidente da House of Indians Foundation no Brasil, quem se interessar pelo projeto, pode entrar em contato que a fundação fornecerá logística, dicas de armazenamento e material informativo para que surjam propostas similares em todo o país.

Link Curto: http://bit.ly/2sKOhg2

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*