Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Criado 1º Viaduto para travessia da fauna

Uma ferrovia no Sudeste do Pará, criada para escoar minério, vai cortar a Floresta Nacional de Carajás e demandou um projeto inusitado no país: a criação de um viaduto para travessia de fauna (overpass). A nova solução buscou alternativas para responder às estatísticas: cerca de 450 milhões de animais selvagens morrem atropelados em estradas e ferrovias do Brasil anualmente.

O viaduto para a fauna, que vem apresentando bons resultados nos Estudos Unidos, Canadá e Europa, deve reduzir a perda da biodiversidade no Brasil, uma vez que estradas e ferrovias podem separar os animais de suas fontes de comida e água. No Brasil, é mais comum o uso de túneis subterrâneos para viabilizar a passagem de animais.

Neste primeiro viaduto para travessia, cada trecho levou em conta o porte dos animais silvestres da região e foram cercados com arame galvanizado ao longo de 100 metros de extensão, de cada lado, para garantir direcionamento. Também foram plantadas vegetações arbustivas para simular a continuidade do terreno. Segundo o IBAMA, já houve registros de passagem de capivaras, tatus, jaguatiricas, tamanduás-bandeira, cachorros do mato, cutias, iguanas e gatos-mouriscos.

Link Curto: http://bit.ly/2sKRJat

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*