Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Aplicativos contra os crimes ambientais

Os estados de São Paulo, Alagoas e Amazonas lançaram aplicativos que permitem à população denunciar crimes ambientais. No Amazonas, o App ”Meu Ambiente”, possibilita que o usuário faça, por meio do celular, denúncias de crimes ambientais como queimadas, extração ilegal de madeira e captura e venda irregular de pescado. O aplicativo foi desenvolvido por voluntários do Instituto Amazônia Mais.

Em São Paulo, o APP “Denúncia Ambiente”, da Secretaria estadual de Meio Ambiente, está disponível para plataformas Android e iOS. A nova ferramenta permite realizar denúncias sobre desmatamentos, queimadas, tráfico de animais silvestres, poluição do ar e emergências químicas.

O aplicativo receberá também denúncias anônimas e permite adicionar áudios e vídeos de até 30 segundos, além de três fotos sobre o assunto. É obrigatório anexar pelo menos uma evidência do fato denunciado. Todas as denúncias precisam ser feitas pelo aplicativo ou por meio de um formulário que estará disponível no site da secretaria.

Também em São Paulo, pesquisadores do Instituto Argonauta, em Ubatuba, criaram um aplicativo para moradores e turistas do Litoral Norte denunciarem crimes ambientais na região. O aplicativo leva o nome “Seja um Argonauta” e está disponível para download pelos sistemas IOS e Android e foi desenvolvido por uma startup de alunos da USP.

Desde o ano passado, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) mantém um aplicativo para denúncias de infrações ambientais. O “IMA Denuncie” funciona como uma ferramenta para ampliar e melhorar o trabalho de fiscalização do órgão e já registrou 5 mil downloads. O APP também possibilita acesso a número de protocolo para acompanhar o encaminhamento da denúncia.

Link Curto: http://bit.ly/2sKWNeX

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*