Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

País apresenta projetos para Conferência dos Oceanos

Compromissos voluntários brasileiros serão lançados na Conferência dos Oceanos, que ocorre nesta semana na sede da ONU, em Nova York.

Novos compromissos para a conservação dos recursos marinhos serão apresentados pelo Brasil nas Nações Unidas. Começou nesta segunda-feira (05/06) a Conferência dos Oceanos, que ocorrerá até sexta-feira (09/06) na sede da ONU em Nova York. A delegação formada por equipe do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de outros órgãos apresentará ações em áreas como gerenciamento costeiro e proteção da biodiversidade.

Os anúncios brasileiros estão alinhados ao tema “Nossos Oceanos, Nosso Futuro: Parcerias para a Implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14”. Esse será o mote da Conferência, que será copresidida pelos governos da Suécia e das Fiji. “Temos esforços relacionados ao clima, à conservação da nossa costa, à biodiversidade, à questão da água e ao uso sustentável desses recursos”, adiantou o secretário de Biodiversidade do MMA, José Pedro de Oliveira Costa.

BALEIAS

O governo brasileiro realizará, na quarta-feira (07/06), evento paralelo em que serão debatidos aspectos ligados à criação do Santuário das Baleias do Atlântico Sul e ao décimo quarto ODS. A medida defende o estabelecimento de uma área de conservação das grandes espécies de cetáceos (mamíferos marinhos) que habitam o oceano Atlântico. A proposta inclui a pesquisa não-letal e não-extrativa coordenada na região e a integração dos esforços de gestão e estratégias de conservação.

O Brasil apresentará, também, o Programa Nacional de Conservação da Linha de Costa Brasileira (Procosta). A medida garantirá o monitoramento, a gestão e a conservação da região litorânea do país com o objetivo de minimizar os danos e preservar as características e serviços ambientais prestados pela área. A iniciativa integrará a gestão costeira às ações de adaptação à mudança do clima. “Esperamos que todos possam, em suas instituições e empresas, refletir e se engajar nessa proposta”, afirmou secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Jair Tannús.

A CONFERÊNCIA

A sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, realiza durante esta semana a Conferência dos Oceanos. O encontro busca identificar medidas para a implantação desse ODS, construir parcerias e articular governos, sociedade civil, iniciativa privada, academia e outros setores na agenda.

Um site de compromisso voluntário foi lançado para envolver os participantes na conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. Facilitado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com os governos da Suécia e das Fiji, o Centro de Ação para o Oceano é uma plataforma online interativa para facilitar o envolvimento das partes interessadas no processo.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Link Curto: http://bit.ly/2rIjzk4

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*