- Boletim Ambiental - https://www.boletimambiental.com.br -

A Vida Secreta das Árvores

Peter Wohlleben, um engenheiro florestal de 51 anos, se tornou um escritor popular na Alemanha, ao escrever “A Vida Secreta das Árvores: O que elas sentem e como se comunicam”, que vem mudando a forma como as pessoas veem as árvores. O livro já foi negociado com 18 países.

Para Wohlleben, o mundo vê as árvores como simples “robôs orgânicos”, voltados a produzir oxigênio e madeira. Mas, na verdade, segundo ele, as árvores são sujeitos sociais, que se conectam em rede, formam família, têm memória e compartilham recursos. As árvores podem se comunicar por meio de sinais elétricos transmitidos por rede de fungos e manter vivos troncos caídos com o envio de solução açucarada por meio de suas raízes.

O sucesso do escritor alemão está em substituir o jargão científico por uma linguagem emocional, com a qual as pessoas se identificam. Dessa forma, ele explica que as árvores ninam seus “filhos” e podem sentir dor quando sua casca é arrancada.

Com a sensibilidade de quem sempre trabalhou nas florestas, Wohlleben explica que as árvores, como as pessoas, também enrugam com o passar do tempo e quando uma árvore tem raízes interligadas com outra, se uma morre, a outra logo segue o mesmo destino. Segundo o autor, as árvores lhe ensinaram a ver a vida sob novo prisma e é essa perspectiva que vem encantando os leitores da obra.

Link Curto: http://bit.ly/2qsX0lT [1]