Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Bombas de sementes são usadas para reflorestar

Junte um pouco de barro e esterco com água, faça uma bolinha de mais ou menos cinco centímetros de diâmetro. Abra-a, coloque sementes dentro, refaça a bolinha e coloque-a para secar ao sol. Essa é a receita das “bombas do bem” que estão sendo utilizadas na cidade do Crato, região do Cariri, no sul do Ceará, para reflorestar áreas da chapada do Araripe que foram destruídas por incêndio no ano passado.

A tecnologia social, de origem japonesa e utilizada na permacultura, está sendo disseminada pela Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec) em escolas e comunidades da cidade, com o objetivo de “formar formadores”, expressão usada pela consultora do Núcleo de Educação Hidroambiental do órgão, Ana Cristina Diogo, responsável pela parte educacional do projeto.

No Dia Mundial da Água (22/03), 10 mil bombas de sementes feitas por estudantes foram lançadas, de um helicóptero, na encosta da chapada do Araripe, próximo à nascente da Caiana. Além de perder quase 300 mil km² de cobertura vegetal, a devastação ambiental na chapada ameaça também as nascentes, que estão secando.

Link Curto: http://bit.ly/2qTel3d

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*