Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Empresa de softwares lança aplicativos que auxiliam usuário a tomar atitudes sustentáveis

Os sócios Mauro Silvares (à esquerda) e Hugo Tostes. Foto: Guilherme Leporace / Agência O Globo

Um dos produtos permite ao usuário monitorar consumo de água e de energia elétrica

Dois aplicativos lançados pela QG2 Consulting, empresa de desenvolvimento de softwares sediada na Barra, vêm chamando a atenção do público interessado em investir num mundo mais sustentável. Ambos estão disponíveis, gratuitamente, para usuários de android e iOS. Um dos programas é o Agente Verde, que permite ao usuário monitorar seu consumo de água e de energia elétrica. Basta checar as informações no hidrômetro e no medidor da residência (diária ou semanalmente) e inseri-las no app, criando um histórico. A partir dos dados, o aplicativo contribui com dicas para economizar.

Outra função do Agente Verde é a possibilidade de denunciar desperdícios de recursos naturais por meio de fotos e vídeos compartilhados com outros usuários. O aplicativo tem um sistema semelhante ao dos games. Quanto mais a pessoa o utiliza, mais pontos ganha, podendo desenvolver o seu avatar e ganhar credibilidade perante os outros usuários.

O outro aplicativo é o Bom Vizinho, que intermedia a doação e o empréstimo de utensílios, criando uma rede de troca que evita o desperdício e o consumismo. O usuário se cadastra, solicita o objeto de que precisa (pode ser de furadeira a bicicleta), e o sistema encontra um vizinho disposto a ajudá-lo.

Segundo Mauro Silvares, um dos criadores da empresa e dos produtos, ao lado do sócio Hugo Tostes, a ideia é ajudar as pessoas a serem mais sustentáveis.

— Os dois produtos trazem soluções reais, além de proporcionar a conscientização e o bom relacionamento com os outros, conferindo poder de controle a todos — explica.

 

Link Curto: http://bit.ly/2m9SR0l

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*