Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Paisagem cultural urbana do Rio ganha reconhecimento

A cidade do Rio de Janeiro recebeu, em dezembro, o título de Patrimônio Mundial por sua paisagem cultural urbana, conferido de forma inédita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O reconhecimento destaca as relações entre cidade e natureza que são peculiares à capital fluminense. A cerimônia de entrega do certificado aconteceu aos pés da estátua do Cristo Redentor, no Centro de Visitantes Paineiras do Parque Nacional da Tijuca.

O secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, José Pedro de Oliveira Costa, explicou que a candidatura surgiu em 1999 como proposta de reconhecimento do Jardim Botânico do Rio de Janeiro como Patrimônio Mundial.José Pedro destacou o envolvimento de inúmeros profissionais na elaboração da proposta. “Agora, reconhecida como patrimônio mundial, essa é a paisagem que mais simboliza o mundo tropical”, declarou.

Em 2012, a cidade foi a primeira área urbana no mundo a ter reconhecido o valor universal da sua paisagem urbana. Entre os elementos que contribuíram para a obtenção do título de Unesco estão o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico, a praia de Copacabana, a Baía de Guanabara, o Forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo, entre outros.

Link Curto: http://bit.ly/2iHJhjJ

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*