Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

3ª FUÁ promove sustentabilidade e empreendedorismo, em Manaus

Adneison Severiano/G1 AM

Feira é uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável. Projeto reúne aulas, debates e feiras de criatividade e gastronomia.

As iniciativas sustentáveis para o meio ambiente, cultura e empreendedorismo foram destaques da terceira edição da Feira Urbana de Alternativas (FUÁ), que ocorreu neste domingo (17), na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na Zona Centro-Sul de Manaus.

O projeto é beneficente e teve as atividades baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU em 2015.

A terceira edição da FUÁ contou com aula de yoga, terapias holísticas, feiras de criatividade, gastronomia, entre outras atividades gratuitas. O evento contou mais uma vez com a feira de produtores rurais do Rio Preto da Eva e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro.

O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, destacou que, a cada edição da FUÁ, o compartilhamento de experiências sustentáveis e o debate sobre a participação da sociedade tem sido maior.

“Nós temos tido uma resposta surpreendente. Quando surgiu a ideia de organizarmos o primeiro FUÁ nós imaginávamos que pudesse ter uma ressonância interessante, mas superou todas as expectativas. Tanto o número de visitantes como de grupos de pessoas, de pequenos empreendedores cheios de coisas para mostrar. Tenho a sensação que faltava um lugar legal para que essas pessoas pudessem se sentir estimuladas a apresentar os seus trabalhos e se engajar no tema do desenvolvimento sustentável”, avaliou Virgílio Viana.

Além da feira criativa e gastronômica, a FUÁ promoveu um debate sobre o uso da bicicleta como meio de transporte, com a exibição do documentário ‘Bike Vs. Cars’. A atividade é promovida pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Jovem da ONU na Amazônia (SDSN-Youth Amazonia) e ocorreu no Auditório Lidia Parisotto.

FUÁ contou ainda com atrações culturais e opções gastronômicas. Foto: Adneison Severiano/G1 AM
FUÁ contou ainda com atrações culturais e opções gastronômicas. Foto: Adneison Severiano/G1 AM

O coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, debateu o uso da bicicleta como uma das alternativas para mobilidade urbana sustentável. “O debate foi bastante proveitoso e o documentário conseguiu mostrar como a cultura do carro foi imposta para nós ao longo desses anos. Mostrou ainda a bicicleta como uma alternativa e uma parte da solução para mobilidade urbana. O debate foi sobre como o carro pode ser positivo e negativo. O documentário mostrou como a indústria do automóvel estimula o poder público a desenvolver políticas públicas para o carro e, consequentemente, esquecimento das políticas públicas para as bicicletas”, disse Paulo Aguiar.

Grafiteira Thaizis Benlolo transformou geladeira com grafite com temática da Lenda da Iara. Foto: Adneison Severiano/G1 AM
Grafiteira Thaizis Benlolo transformou geladeira com grafite com temática da Lenda da Iara. Foto: Adneison Severiano/G1 AM

Durante a 3ª FUÁ, atrações musicais se apresentam. Houve ainda exposições de artes plásticas, design e artes gráficas e de fotografia. A entrada do evento foi um quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas à ONG Raio de Sol, que apoia crianças e adolescentes com doenças no sangue.

A FAS pretende realizar novas edições da FUÁ a cada lua cheia. “A nossa meta é realizar uma edição a cada lua cheia, inclusive, para lembrar as pessoas de que existe um ciclo da lua, que afeta todos. É uma forma de lembrar a importância de nos conectarmos com a natureza”, comentou Viana.

Link Curto: http://bit.ly/29LgNB8

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*