Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Anunciado programa para revitalizar o Rio São Francisco

*Atualizado em 02/08/2016 – 14:01

Na tentativa de mudar o cenário de estagnação que cerca as obras de transposição do rio São Francisco, o Presidente interino, Michel Temer, lançou um novo programa de obras voltado à revitalização da bacia do rio São Francisco. A previsão orçamentária é de R$ 10 bilhões até 2026 e o projeto “Novo Chico” estabelece como metas: concluir as obras de saneamento nas cidades do semiárido, desassorear o leito, despoluir as águas e promover a  recuperação das nascentes e dos mananciais.

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), do total de 194 obras voltadas à  transposição dos canais artificiais  (eixos norte e leste) do rio São Francisco, 40% delas estão paralisadas ou nem tiveram início, e empregaram recursos públicos da ordem de R$ 12,2 bilhões.

A nova proposta de revitalização da bacia do “Velho Chico”  vem ao encontro da  mensagem  explicitada no documentário “Seresteiros do Rio São Francisco”, que registra a vida e os problemas dos moradores das cidades barranqueiras do norte de Minas Gerais, Pirapora, São Francisco, São Romão e Januário, com destaque para as questões culturais, ambientais e de sustentabilidade. O documentário, produzido pela historiadora Patrícia Pacini e pela jornalista Maída Novaes, tem apoio do “Boletim Ambiental” da LBCA.

Trailer do documentário

Link Curto: http://bit.ly/29AWOse

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*