Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

INMETRO lança rotulagem ambiental de produtos

Recentemente, o Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aprovou, por meio da Portaria nº 100/2016, os requisitos gerais do Programa de Rotulagem Ambiental. O programa começou a ser concebido com base em consulta pública, realizada no ano passado.

O objetivo do programa é incentivar a produção e o consumo sustentáveis, por meio da demanda e oferta de produtos que causem menor impacto ao ambiente. Para isso, o programa contempla a comunicação de informações precisas, verificáveis e confiáveis sobre o ciclo de vida dos produtos (coleta de matéria-prima, fabricação e descarte), estimulando, assim, o potencial para melhoria ambiental voltada para o mercado, seguindo-se as diretrizes da norma ABNT NBR ISO 14025.

Espera-se que, a partir de uma Declaração Ambiental de Produto (DAP), a indústria brasileira consiga demonstrar para outros mercados o perfil ambiental de seu produto, baseado na avaliação de seu ciclo de vida (ACV), fornecendo informações sobre suas propriedades ambientais de forma padronizada e objetiva.

Além de contribuir para que os consumidores tenham acesso a informações sobre os impactos que o produto causa no meio ambiente, a necessidade de avaliar o desempenho ambiental de produtos está aliada ao interesse na padronização de procedimentos, conforme grupos de normas ISO, estabelecendo requisitos específicos a serem atendidos. Métodos padronizados propiciam a avaliação das mesmas categorias de impacto ambiental para que produtos, com a mesma funcionalidade, sejam comparáveis, independentemente da região ou país.

A adesão ao programa tem caráter voluntário.

Para assistir à reportagem da TV Brasil , no Youtube sobre o assunto, clique em https://youtu.be/9Bb5YALGjHc

Link Curto: http://bit.ly/29lWQ3I

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*