Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Retrato da poluição de São Paulo

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu o Vehicle Emissions Inventory (VEIN), um programa que consegue calcular os níveis de emissões de dióxido de carbono (CO2) e hidrocarbonetos (HC) na cidade de São Paulo.

O programa consegue apontar os pontos mais críticos da capital paulistana em termos de poluição, que são as marginais dos rios Pinheiros e Tietê, av. Santos Dumont, av. do Estado e rodovia Castelo Branco. Também há muita poluição no Rodoanel, quando se trata de material particulado.

O sistema é alimentado com dados do tráfego de uma frota de 8 milhões de veículos, velocidade e fatores de emissão. Faz cálculos por trechos de vias e por tipo de veículos, tendo apurado que os veículos que começaram a circular entre 1992/1996 são os mais poluentes, provavelmente porque os seus catalisadores se degradaram.

O sistema é livre e gratuito, podendo ser utilizado por gestores públicos e privados. Segundo o pesquisador Sergio Alejandro Ibarra Espinosa, que desenvolveu o VEIN, ele pode ser empregado para auxiliar na definição de políticas voltadas ao meio ambiente.

Link Curto: http://bit.ly/2L52pci

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*