Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Mortandade de peixes em Belo Monte

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) notificou a concessionária Norte Energia, para paralisar os testes de suas novas turbinas diante da morte de toneladas de peixes no lago da hidrelétrica de Belo Monte.

Segundo o Ibama, a morte é causada pela força dos rotores das turbinas no fundo do reservatório, que sugam os peixes. Cada turbina possui 611 megawatts de potência e Belo Monte prevê 18 turbinas em operação até 2019, com capacidade para 11.000 megawatts (MW).

O Ibama chegou a notificar a empresa para tomar medidas para resolver o problema, que testou alternativas para afugentar os peixes, sem sucesso.

A hidrelétrica de Belo Monte já foi multada pelo Ibama em R$ 27,3 milhões pelo mesmo motivo. Foram retiradas 16 toneladas de peixes mortos, entre 2011 e 2012, durante a etapa de enchimento da barragem da usina e pelo turbilhonamento excessivo da água.

A produção de energia hidrelétrica sempre teve impactos ambientais sobre os peixes no país, a começar pelo fato de que empresas não cumprem as condicionantes ambientais, como retirar a biomassa vegetal da área alagada, levando à decomposição das árvores, o que contribui para retirar o oxigênio da água e leva à morte dos peixes.

Link Curto: http://bit.ly/2k0ojhX

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*