Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Criadas Duas Unidades de Conservação Marinhas

Por Decreto, o Brasil criou duas Áreas de Proteção Ambiental (APA) e dois Monumentos Naturais (Mona) nos arquipélagos de São Pedro e São Paulo, costa de Pernambuco, e de Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo. As reservas marinhas têm papel importante na proteção da biodiversidade, principalmente diante do incremento da exploração da pesca e de recursos naturais.

No Espírito Santo, a APA Trindade e Martin Vaz ( que permite atividades econômicas), possui 6 milhões de hectares, fica a mil quilômetros da costa e é dotada por uma cordilheira de montanhas submersas, com 30 montes submarinos, que abrigam 270 espécies de peixes. Também há registro de 140 tipos de moluscos, 28 esponjas, 87 peixes de mar aberto, 17 tubarões e 12 golfinhos e baleias.

As ilhas oceânicas possuem a mais alta diversidade de algas calcárias do mundo, bosques de samambaias gigantes e uma das mais altas taxas de peixes e tubarões do Atlântico Sul. A APA inclui um raio de 200 milhas náuticas ao redor do arquipélago, assegurando direitos de soberania nacional para fins de exploração, aproveitamento, conservação e gestão de recursos naturais.

Na costa de Pernambuco, fica o Monumento Natural dos Arquipélagos de São Pedro e São Paulo, considerado o mais isolado arquipélago tropical, onde foram registradas 213 espécies, das quais 19 correm risco de extinção. Os Monumentos possuem proteção total, diferentemente da APA. É integrado por pequenas ilhas rochosas, com formação geológica única no mundo. Seu isolamento favoreceu o aparecimento de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Com esse avanço, o país salta de 1,5% de áreas marinhas protegidas para 25% O decreto, porém, mantém a “pesca de subsistência” e a “pesca econômica” na Área de Proteção Ambiental da Ilha de Trindade, o que recebeu críticas dos ecologistas.

Link Curto: http://bit.ly/2wCHBCQ

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*