Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

ICMBio localiza ave rara

Expedição científica de busca do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizou uma das aves mais raras e ameaçadas do Brasil: o mutum-pinima (Crax fasciolata pinima), localizada na região do mosaico do Gurupi, no Maranhão.

A ave não era registrada na natureza pela ciência há cerca de 40 anos. Foram avistados um macho e uma fêmea. A equipe levantou ainda informações sobre o habitat do mutum-pinima (alimentação, repouso e reprodução), com apoio da comunidade indígena. Esses dados auxiliarão na conservação da espécie, cujas principais ameaças são o desmatamento e a caça.

Segundo o ICMBio, a expedição encontrou ainda outras espécies raras ou ameaçadas, como o mutum-cavalo (Pauxi tuberosa), a jacupiranga (Penelope pileata), o jacamim-de-costas-escuras (Psophia obsura), a ararajuba (Guaruba guarouba) e o macaco-caiarara (Cebus kaapori).

A expedição científica foi planejada pelo pesquisador do Cemave Diego Mendes e pelo professor Luís Fábio Silveira, curador da Seção de Aves do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Teve apoio da Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi do ICMBio, do Programa ARPA (Programa de Áreas Protegidas da Amazônia), indígenas e dos pesquisadores Cesar Medolago (UFSCar), Flavio Ubaid (UEMA) e Carlos Martinez (UFMA).

Link Curto: http://bit.ly/2laul0r

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*