Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

França toma a dianteira no debate

No vácuo deixado pelos Estados Unidos, que abandonaram o Acordo de Paris, o presidente da França, Emmanuel Macron reuniu mais de 50 chefes de Estado para uma cúpula (One Planet Summit) na ilha de Seguin, voltada a comemorar dois anos do Acordo de Paris e debater o financiamento para uma economia de baixo carbono.

A França irá custear o financiamento dos relatórios especiais realizados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que teve os Estados Unidos como seu grande financiador, cobrindo 45% das despesas, cerca de US$ 3 bilhões que, na gestão Trump, foram reduzidos a zero.

Na sua proposta de assumir o protagonismo no combate às mudanças climáticas, o presidente francês se imiscuiu até em assuntos domésticos de Trump: concedeu bolsas de estudo para pesquisadores norte-americanos, uma vez que o presidente americano restringiu o financiamento para as pesquisas com essa temática. Entre os contemplados com a bolsa, está o cientista Louis Derry, professor de Ciências Atmosféricas da Universidade Cornell.

Sempre considerado um gargalo nas discussões sobre mudanças climáticas, a questão do financiamento esteve presente na cúpula realizada na França. A União Europeia, por exemplo, informou que irá destinar recursos para os países em desenvolvimento empregaram no combate às mudanças climáticas. Também anunciou recursos de 9 bilhões de euros para constituir um fundo voltado ao combate às mudanças climáticas, visando atingir a meta de redução do aquecimento global estipulada pelo Acordo de Paris.

Link Curto: http://bit.ly/2l6KWlC

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*