Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

É tempo de Jaca

Santamaria N. Silveira

A partir de dezembro, as jaqueiras (Artocarpus heterophyllus, Lam) já estão carregadas de frutos. Mais consumida “in natura”, a jaca vem conquistando novo espaço na dieta dos brasileiros por conta de sua versatilidade gastronômica, principalmente entre os veganos. Quem ainda não experimentou uma coxinha com recheio de jaca verde? A “carne de jaca” deve pouco em sabor para a coxinha de galinha, uma das paixões nacionais.

Na Índia, de onde é originária, a jaca já é utilizada como vegetal para a alimentação, uma descoberta recente no Brasil. As sementes também podem ser assadas e consumidas como aperitivo ou moídas para ser transformadas em farinha e aproveitadas para massa de biscoitos.

De acordo com a Embrapa, a jaca é rica em substâncias nutritivas, como carboidratos, minerais, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B. Uma jaca pode atingir o peso de 60 quilos e uma árvore chega a produzir de 50 a 100 frutos.

A exemplo de outras espécies, a jaqueira também foi introduzia no Brasil pelos portugueses e se adaptou facilmente ao clima tropical, sendo bem resistente a pragas.

Link Curto: http://bit.ly/2lgRi0Y

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*