Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Certificação para destino turístico sustentável

As ilhas dos Açores, território autônomo de Portugal, iniciou o processo para se certificar como destino sustentável de acordo com os critérios do Global Sustainable Tourism Council (GSTC), organização não-governamental, integrada por diversas entidades ligadas ao segmento do turismo, entre as quais diversos organismos das Nações Unidas. A organização tem como objetivo alcançar as melhores práticas em turismo sustentável, com boas práticas e redução de impactos. Seus funcionários são voluntários e o apoio financeiro vem de doações e taxa de adesão.

Essa certificação ainda não contempla nenhum arquipélago e os Açores podem ser o primeiro, sendo que já ostenta outra importante referência: primeiro lugar no top ranking da Green Destinations, como o destino turístico mais sustentável do mundo.

O arquipélago assinou a Carta da sustentabilidade da GSTC, que envolve compromissos ambientais, sociais e econômicos. A sustentabilidade econômica está voltada à própria atividade turística dos Açores, a sustentabilidade ambiental está ligada ao meio ambiente e a sustentabilidade social volta-se ao desenvolvimento da população residente.

A própria GSTC detalha quais devem ser os objetivos do turismo sustentável: “os destinos devem ter uma abordagem interdisciplinar, holística e integrativa, que inclua quatro objetivos principais: 1) demonstrar a gestão sustentável dos destinos; 2) maximizar os benefícios sociais e econômicos para a comunidade hospedeira e minimizar os impactos negativos; 3) maximizar os benefícios para as comunidades, visitantes e patrimônio cultural e minimizar os impactos; e 4) maximizar os benefícios para o meio ambiente e minimizar os impactos negativos”.

O Brasil ainda engatinha em turismo sustentável e tem exemplos isolados nesse segmento, como Bonito, no Mato Grosso do Sul, com seu voucher único para evitar o turismo predatório, e a Fazenda Campo dos Sonhos em Socorro (SP).

Conheça mais detalhes sobre a certificação da GSTC no link abaixo, clique aqui

Link Curto: http://bit.ly/2l6SO6K

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*