Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Tem início o combate ao lixo no mar

No início de novembro ocorreu o “I Seminário Nacional sobre Combate ao Lixo no Mar”, no Rio de Janeiro, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. O encontro contou com a participação da sociedade civil, academia e empresas e objetivou apresentar dados sobre o impacto socioeconômico e ambiental do lixo no mar e discutir alternativas para reduzir o problema da poluição marinha por plástico.

Como um marco inicial de mapeamento de atores, pesquisas, impactos, desafios, soluções e boas práticas já em curso, o seminário foi acompanhado presencialmente por centenas de pessoas e, virtualmente, por outras milhares através de transmissão ao vivo. O lançamento da animação produzida pela Universidade Federal do Rio Grande e parceiros, denominada “Um Mar de Lixo”, também foi destaque no evento.

Outros alvos de discussão como estratégias de sensibilização, formação de redes, frentes parlamentares e cobertura da imprensa sobre a temática também foram abordados. O foco destes dizia respeito aos desafios de mobilizar a população para uma mudança de comportamento em direção ao consumo consciente e à correta destinação do lixo.

O evento concretizou o primeiro passo no processo de elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, conforme compromisso voluntário assumido em junho deste ano na adesão à campanha “Mares Limpos” durante a Conferência dos Oceanos, em Nova York.

Dada a urgência e a necessidade de esforço organizado, o plano está previsto para junho de 2018 e será desenvolvido pelo governo federal com apoio dos setores presentes no evento, visando frear a contaminação marinha. Ainda para o ano que vem, encontros setoriais são planejados para dar continuidade e evoluir com as discussões.

Em curto prazo, os resultados do seminário serão apresentados na 3ª sessão da Assembleia Ambiental da ONU, que será realizada neste mês de dezembro, em Nairóbi, no Quênia.

Rafael Kuster Gonçalves é Oceanógrafo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestrando em Gerenciamento Costeiro, Laboratório de Gerenciamento Costeiro (LABGerco), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Acesso à gravação do seminário, clique aqui
Acesso à animação “Mar de Lixo”, clique aqui
Fontes (MMA): Link 1 | Link 2 | Link 3

Link Curto: http://bit.ly/2BOGij0

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*