Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Duas mulheres contra a degradação ambiental

Duas ativistas ambientais gaúchas, Magda Renner e Giselda Castro, tiveram suas lutas retratadas no documentário “Substantivo Feminino”, dos diretores Daniela Sallet e Juan Zapata, premiado pelo 33º Festival do cinema Latino-americano de Trieste, na categoria, “Compromisso Civil”. Elas criaram o primeiro projeto de separação de lixo em Porto Alegre e denunciaram a tragédia da Praia de Hermenegildo, poluída com dejetos químicos, entre outras ações.

Os nomes de Renner e Castro ganharam projeção nacional e internacional. Elas iniciaram seu ativismo em 1964, pela Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG), lutando pelos direitos da mulher e, posteriormente, sob inspiração do ambientalista José Lutzenberger, começaram a promoção das causas ambientalistas . A ADFG tornou-se o braço brasileiro da Friends of the Earth (Amigos da Terra) e as duas percorreram o mundo em conferências.

O documentário foi realizado em sistema crowfunding e reúne 45 depoimentos sobre o trabalho de Giselda e Magda, colhidos em Porto Alegre, São Paulo e Brasília, além de Montevidéu (Uruguai) e Colônia (Alemanha). Magda Renner faleceu aos 90 anos, no ano passado.

Link Curto: http://bit.ly/2BMMaci

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*