Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Maior produtor orgânico brasileiro

Em 2016, o setor orgânico faturou R$ 3 bilhões no mercado nacional e este ano pode crescer 30%. O Estado do Paraná ostenta a posição de maior produtor de orgânicos do país, com a produção de 130 mil toneladas de alimentos/ano, de acordo com dados do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O projeto emprega recursos públicos.

Atualmente, está em andamento o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCO), único projeto público do Brasil, voltado a orientar e capacitar produtores, além de auditar e certificar a produção de alimentos orgânicos. O projeto já reúne mais de 2 mil produtores.

O projeto tem atuado no apoio à comercialização dos produtos por meio de projetos, como o Cesta Solidária, do qual participam pequenos produtores, que levam seus produtos à Região metropolitana, beneficiando mais de 600 famílias, que adquirem os produtos a preço justo.

Também há o projeto de biogás, envolvendo 19 propriedades suinocultoras, que participam da rede coletora do biogás a partir de resíduos de animais, que são levados a uma central para transformação em energia elétrica e comercializada, retornando em forma de recursos aos produtores. O uso da biomassa evita a degradação do meio ambiente.

Link Curto: http://bit.ly/2hq3q1E

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*