Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Guia registra serpentes únicas da Caatinga

Quando um incêndio atingiu o Instituo Butantan, em 2010, e destruiu o maior acervo sobre cobras do país, foi uma perda inestimável para a herpetologia brasileira. Agora, uma nova publicação traz luz sobre o tema. Trata-se da obra “Serpentes da Caatinga: Guia ilustrado”, lançado no próprio instituto, pelos pesquisadores Thaís Guedes, Otávio Marques, André Eterovic e Ivan Sazima.

Os quatro pesquisadores analisaram 22 mil serpentes, a partir de coleções científicas de museus de história natural. A obra teve como origem a tese de doutorado de Thais Guedes, defendida na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que tinha como objeto catalogar e mapear as serpentes da Caatinga.

Para realizar seu trabalho, Guedes viajou por todo o país, coletando dados sobre todas as espécies de serpentes, especialmente as da Caatinga, onde nasceu e aprendeu a admirar as serpentes desse bioma, onde apenas 2% da região é abrangida por unidades de conservação.

O estudo consegue apontar dados inéditos: a Caatinga possui 24 espécies endêmicas (exclusivas), sendo que 11 vivem distribuídas na caatinga semiárida de baixada e oito dessas espécies endêmicas estão em alto grau de ameaça, integrando a Lista de Espécies Ameaçadas do ICMbio.

O guia também traz fotos de 114 espécies, com informações sobre morfologia (tamanho, massa e dentição), habitat (onde vivem, horários) hábitos alimentares, modo reprodutivo (ovípara ou vivípara), táticas defensivas das serpentes e riscos de envenenamento para humanos. O texto ainda reúne informações sobre outros vertebrados serpentiformes e répteis da Caatinga.

Link Curto: http://bit.ly/2hpS79J

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*