Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Senado aprova cálculo do PIB Verde

O plenário do Senado Federal aprovou o PLC 38/2015, que prevê a divulgação anual do PIB Verde, um novo indicador destinado a medir a sustentabilidade, que será calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que já é o responsável pelo cálculo do Produto Interno Bruto (PIB).

Para calcular o PIB Verde, o IBGE deve levar em conta iniciativas nacionais e internacionais semelhantes, especialmente o Índice de Riqueza Inclusiva (IRI), que é elaborado pela ONU. O projeto, contudo, prevê uma ampla discussão sobre a metodologia do cálculo a ser empregada no novo PIB.

O IRI mede o crescimento econômico sustentável dos países e emprega quatro fatores: Capital humano, medindo nível educacional e capacitação da população; Capital produtivo, voltado à capacidade manufatureiras do país; Capital natural, reunindo dados sobre flores, vida marinha, combustíveis fósseis, agricultura e Capital social, envolvendo expectativa de vida dos habitantes.

No primeiro levantamento sobre o IRI, calculado pela ONU (1990-2008), o Brasil apresentou crescimento sustentável de 0,9%, considerado crescimento sustentavelmente frágil. O ponto fraco do Brasil reside no desmatamento de suas florestas.

Link Curto: http://bit.ly/2fEz7n0

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*