Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Mais de 3.000 animais foram atendidos no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis

O Centro de Triagem de Animais Silvestres realiza um trabalho de reabilitação dos bichos

O Centro de Triagem de Animais Silvestres recebe animais vítimas de tráfico, maus tratos e acidentes de todo Estado.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres recebe animais vítimas de tráfico, maus tratos e acidentes de todo Estado. Em 2016, passaram pelo local mais de mais de 3.000 bichos. O trabalho de reabilitação é feito pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente) em parceria com a ONG R3 Animal e Polícia Militar Ambiental. Os animais são tratados e avaliados se podem ou não retornar a natureza.

Atualmente, estão em tratamento, cerca de 700 bichos como aves, mamíferos e répteis. Alguns nunca poderão retornar a vida selvagem, por terem sido retirados da natureza quando ainda eram bebês. Um dos filhotes internados é um bugio de dois meses de vida que foi encontrado à beira de uma rodovia. O animal não poderá ser solto por ser muito pequeno e estar acostumado com contato humano.

Também estão em recuperação três bebês corujas. As aves vão criar penas e, depois de aprenderem a voar, serão liberadas. Há ainda um gato-do-mato e dois cachorros-do-mato. Os filhotes têm entre três a quatro meses de vida e estão sendo cuidados para que se tornem independentes e possam sobreviver sozinhos na natureza.

Preservação e educação

Além de abrigar e tratar os animais, o Parque Estadual do Rio Vermelho disponibiliza uma trilha ecológica usada para educação ambiental. “Todo trabalho de educação ambiental realizado aqui é feito com o objetivo de mostrar para a sociedade que o lugar dos animais selvagens é na natureza. Retirá-los de lá é provocar desequilíbrio no ciclo natural da vida”, argumenta o gerente das Unidades de Conservação, Gilberto Morsch.

A trilha funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. O contato pode ser feito pelos telefones (48) 3665-4492 ou (48) 99828-8952 e pelo trilha@fatma.sc.gov.br.

Link Curto: http://bit.ly/2iXDQha

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*