Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

Restauradas, áreas de contemplação da natureza bombam no litoral norte

Praia de Massaguaçu, repaginada, em Caraguatatuba. Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13/Folhapress

Em férias no litoral norte de São Paulo, a analista de sistemas Flávia Dias, 32, encontrou um local que, segundo ela, virou um de seus favoritos em Caraguatatuba: o morro do Camaroeiro, um dos pontos de contemplação disponível para moradores e turistas na cidade.

O espaço, que até o ano passado ficava um pouco escondido e apresentava algumas dificuldades de acesso, foi reurbanizado, ganhando pavimentação, paisagismo e áreas de estacionamento. Desde então, tem sido disputado pelos turistas aos finais de semana e feriados.

Como o morro do Camaroeiro, as áreas contemplativas têm ganhado novos adeptos no litoral norte paulista, para apreciar a natureza e relaxar. Pela procura, alguns municípios têm investido na infraestrutura em pontos como este, com decks e piso pavimentado.

O espaço em Caraguatatuba fica em uma região montanhosa e oferece uma vista panorâmica de toda a orla da cidade, além de parte de São Sebastião e também de Ilhabela, que fica a frente. Até uma praia localizada nas imediações, que era pouco frequentada, foi “descoberta” e passou a receber muitas pessoas, principalmente famílias com crianças, devido a calmaria do mar.

“Eu vi algumas pessoas vindo nessa direção e resolvi conhecer. Já voltei aqui algumas vezes só pra ficar sentada no gramado e observar o mar. Traz tranquilidade”, conta Flávia, que mora em São Paulo.

Também o casal Domingos Souza Cruz, 46 e Miriam Alves Cruz, 45, foram contemplar a vista. “Soubemos desse local e viemos aqui para ver o pôr do sol. É muito perto e fácil para chegar. A vista é maravilhosa”, diz Miriam.

A professora Deborah de Moraes Reis, 37, mora em Mogi das Cruzes e resolveu ir ao litoral para fazer algumas fotos de gestante. Aos sete meses de gravidez, ela aproveitou a área ao ar livre para as fotos. “Achei bem bonito esse local e resolvi tirar essas fotos aqui. É um registro especial e acho que esse lugar representa isso também”, explicou.

A movimentação de várias pessoas no espaço tem atraído até ambulantes, que já oferecem água de coco e outras opções de bebidas e sorvetes aos frequentadores.

INVESTIMENTO

Em Caraguatatuba, também foi entregue neste ano a reurbanização da orla da praia Massaguaçu, que também ganhou um deck para contemplação. Tem sido comum a parada de visitantes da região para registrar o cenário e fazer selfies.

Na cidade, uma área mais antiga que atende essa mesma finalidade é o Morro Santo Antônio. Dele é possível avistar do alto toda a região. Apesar de ser pavimentado, esse ponto é mais difícil para ser acessado, por serem 2 km de subida. A maioria prefere acessar de carro ou moto. Mas há também os mais corajosos que optam em superar alguns desafios e fazer a subida a pé.

Em Ilhabela, também foram implantados pontos de mirante e contemplação da natureza. Em alguns há iluminação e estrutura para receber visitantes também no período da noite. Entre esses espaços estão os novos píeres Carabaú, Praia Grande e Portinho, no sul de Ilhabela. Há ainda a orla da praia de Pedras Miúdas (Ilha das Cabras) e o Mirante do Piúva, o da Praia do Barreiros e o dos Catelhanos, na Estrada Parque.

Outros píeres que estão sendo bastante utilizados para observação no arquipélago são Perequê, Engenho D’Água, Vila e Ponta Azeda. Os acessos a todos eles são gratuitos.

Link Curto: http://bit.ly/2iaqYUc

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*