Fan Page - Boletim Ambiental
Showcase Page - Boletim Ambiental
Boletim Ambiental

O que as folhas da sua planta estão ‘dizendo’

O estado das folhas é um dos melhores indicativos da saúde de uma planta. Sua observação ajuda a identificar desde deficiência de nutrientes até água em excesso.

A folhagem de uma planta é um dos melhores termômetros para indicar sua saúde. A partir dela é possível saber se a planta está recebendo muita ou pouca água, quais nutrientes estão faltando no solo e se ela está contente onde está. O Nexo preparou um guia para você saber como interpretar as folhas de sua planta:

Planta saudável

 

planta-1

O que está acontecendo?

Sua planta está bem, livre de ameaças externas e recebendo quantidades adequadas de luz, água e nutrientes.

O que fazer?

Mantenha a saúde dela em dia certificando-se de manter um ciclo de rega frequente e checar variações na coloração e formato das folhas.

Pouca luz

planta-2

O que está acontecendo?

Sua planta está recebendo pouca luz, o que dificulta o processo de fotossíntese, prejudicando seu estoque de energia para sobreviver.

O que fazer?

Mova-a para perto de uma janela ou algum outro ambiente ensolarado (mas assegure-se antes se ela deve receber luz direta, difusa ou à meia sombra).

Pouca água

planta-3

O que está acontecendo?

Sua planta está desidratada. A água é primordial para sua saúde, mantendo o caule firme e possibilitando a maior parte dos processos químicos, como a fotossíntese.

O que fazer?

Se ainda houver áreas saudáveis na planta, corte os ramos e folhas mortas, diminua sua dose diária de sol e corrija o ciclo e quantidade da rega.

Muita água

planta-4

O que está acontecendo?

Sua planta está recebendo uma quantidade excessiva de água, impedindo-a de liberar oxigênio e fazendo-a sufocar.

O que fazer?

Diminua a dose de rega e assegure-se de que os furos do vaso não estão obstruídos, garantindo a drenagem completa da água.

Deficiência de potássio

planta-5

O que está acontecendo?

Sua planta está deficiente em potássio. Ele é responsável pela transferência de água e energia em seu interior, tornando-a resistente a secas e doenças.

O que fazer?

A planta retira o potássio do solo. Assegure-se de ter um solo de qualidade adicionando matéria orgânica rica em compostos de vegetais e frutas.

Deficiência de nitrogênio

planta-6

O que está acontecendo?

Sua planta está deficiente em nitrogênio. Ele é responsável sobretudo por garantir a coloração verde saudável e permitir o crescimento.

O que fazer?

Adicione fertilizante ao solo. O nitrogênio é geralmente o nutriente principal encontrado na maior parte dos fertilizantes comerciais.

Deficiência de fósforo

planta-7

O que está acontecendo?

Sua planta está deficiente em fósforo. Ele é responsável pelo estímulo do crescimento das raízes e órgãos reprodutivos — especialmente em plantas recém-plantadas.

O que fazer?

Assegure-se de utilizar fertilizante rico em fósforo e procure ajustar o pH do solo para garantir que sua planta consiga absorver o nutriente.

Deficiência de cálcio

planta-8

O que está acontecendo?

Sua planta está deficiente em cálcio. Ele é responsável por garantir a força das paredes celulares da planta e da estrutura da folha.

O que fazer?

Determine se o pH do solo está ácido ou alcalino. Se estiver ácido, adicione calcário e magnésio ao solo. Se estiver alcalino, use cascas de árvores, musgo e folhas.

Infestação de insetos

planta-9

O que está acontecendo?

O acúmulo de material orgânico na superfície da sua planta está servindo de alimento para insetos como lagartas, formigas e besouros.

O que fazer?

O método específico vai depender do tipo de inseto mas, no geral, limpe sua planta regularmente para não atrair insetos.

Consulte os cuidados e necessidades específicas de rega, nutrientes e ambiente para cada tipo de planta.

Link Curto: http://bit.ly/2dumjLV

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*